terça-feira, 8 de maio de 2012

Ser espiritual.



O que é na realidade ser-se espiritual?
Vivemos uma época em que se confunde ser espiritual com TER muitos cursos, ou FAZER muitas “terapias”, ou APRENDER com muitos gurus. Parece que se perdeu a verdadeira essência da espiritualidade, que é simplesmente SER.
Espiritualidade não é algo que se compre, que se diplome, ou que se ganhe quando se quer. É algo que se tem, que simplesmente está lá, como uma consciência alargada, ou uma visão mais profunda e abrangente.
Ser espiritual não é estar sempre em acção, virado para o exterior. A pressa de chegar a algum lugar, de ter, de ser reconhecido, de ganhar, é apenas o reflexo de um ego dominante e inquieto.
A sociedade actual é feita para pessoas que correm…apenas correm. É fácil viver inteiramente voltado para o exterior. Os estímulos são tantos!
Muitas pessoas vivem para trabalhar, lutar, conquistar, comprar mais, ter mais…dinheiro, poder… Perdeu-se o espaço e o tempo para simplesmente SER!
E a espiritualidade reside exactamente nesse “Simplesmente SER”.
O que és quando estás sozinho, em silêncio, contigo mesmo, quando te permites mergulhar e aprofundar em ti. Quando ouves para além das fronteiras físicas.
É aí que habita a tua essência (espiritual por natureza). Esse é o espaço do “EU SOU”
E a tua identidade é algo que ninguém te pode tirar.
Mas como convives com o silêncio? E com a solidão?
Nos momentos em que estás só, estás na realidade mais acompanhado do que nunca.
Como lidas contigo mesmo? Ignoras-te? Ligas a televisão para te fazer companhia? O silêncio incomoda-te? Procuras preencher esses espaços com coisas, pessoas, actividades?
E se experimentares ficar simplesmente assim, contigo próprio? Ouvir o que tens para te dizer, ou simplesmente estar... ouvir o silêncio.
Convive contigo antes de conviveres com outros. Aprende a estar em ti, antes de estares rodeado. Ouve-te, antes de te abrires para ouvires o mundo.

A espiritualidade está onde encontras a capacidade de ouvir o silêncio interno. Olhar para ti mesmo, estar em sintonia com os pedidos da tua alma e deixares-te mergulhar no mais profundo e interior do teu Ser.
Quando sabes viver todas as estações da vida, e percebes que tudo está certo. Para a flor nascer são importantes as tempestades de Outono, o silêncio do Inverno e até a aridez do Verão. Tudo faz falta e tudo está no seu lugar. Tudo tem o seu momento.
A espiritualidade está em ti. Não a procures fora.
Quem pode ser espiritual sem se conhecer a si mesmo?

Sem comentários: