quinta-feira, 16 de junho de 2011

Perguntas Frequentes

 


Aqui ficam algumas das principais questões que julgo serem importantes. Sinta-se livre para me fazer chegar outras questões que gostasse de ver aqui esclarecidas.




O que se pode encontrar numa consulta?
Numa consulta pode, acima de tudo, encontrar orientação e bem-estar.
O objectivo das consultas não é dar respostas absolutas, mas guiar à sua verdade interna. Orientar e possibilitar uma visão aberta dos caminhos possíveis, acrescer de consciência e luz e de maior auto-conhecimento a quem as procura.

Uma consulta é, acima de tudo, uma forma de saber um pouco mais sobre si próprio. Através dela vai ver reflectidas as suas tendências e os seus padrões.   
Nesse tempo e espaço, que são seus, vão ser falados e explorados temas como a sua  personalidade,  os seus principais desafios, os seus ciclos pessoais, capacidades e limitações, entre outros. 
Em suma, a consulta vai falar sobre si e sobre a sua vida. 


Quando procurar uma consulta?
A consulta é uma óptima ferramenta de apoio ao auto-conhecimento e pode e deve ser feita sempre que tiver vontade de se auto-explorar um pouco mais.

Pode ser de grande utilidade quando surge a dúvida, ou se aloja a confusão. Quando não é fácil ligar-se ao seu coração ou à sua própria intuição. Quando sente que o caminho é mais difícil ou que as respostas não surgem. Quando não consegue tomar decisões e sente que perdeu a capacidade de ver as situações com clareza e discernimento. Ou simplesmente quando procura mais luz e bem-estar para a própria vida.

Porquê procurar aconselhamento num terapeuta e não num amigo?
O terapeuta tem a formação, intuição, técnica e experiência capazes de o auxiliar e orientar de forma isenta de intenções, profissional e esclarecedora. É também uma figura distante ao problema, sendo por isso capaz de uma análise e clareza que os mais próximos normalmente não conseguem ter.

O terapeuta vai resolver os meus problemas?
Não. O terapeuta vai auxiliá-lo, e orientá-lo para que tome as suas decisões e resolva os seus problemas de forma mais esclarecida e consciente, com mais clareza e capacidade.  
Ao terapeuta cabe apenas mostrar o caminho, levar informação, orientar e facultar experiências e desafios, enquanto que ao individuo cabe o compromisso de fazer as suas escolhas e transformar as suas próprias situações de vida.
Não compete ao terapeuta caminhar pelo cliente. Este apenas pode auxiliá-lo a encontrar o seu próprio rumo.


Sem comentários: